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Gente & Gestão

Estudo de produtividade de trabalho remoto descobre realidade surpreendente.

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Fonte: Great Place to Work

Antes da pandemia, apenas 5% dos funcionários americanos trabalhavam em casa. Em maio de 2020, esse número subiu para mais de 60%. Em uma pesquisa feita pelo Great Place to Work® com executivos da Fortune 500 mostra um aumento semelhante, de 16% para 65% do pessoal que trabalha virtualmente.

Essa mudança massiva levantou questões sobre o futuro do trabalho e, principalmente, sobre a produtividade do trabalho remoto.

Quão produtivo é trabalhar em casa?

Trabalhar em casa é tão produtivo quanto trabalhar no escritório – possivelmente até mais. Um estudo de dois anos realizado pelo Great Place to Work® com mais de 800.000 funcionários em empresas Fortune 500 descobriu que a maioria das pessoas relatou níveis de produtividade estáveis ou mesmo aumentados depois que os funcionários começaram a trabalhar em casa.

Estudo de produtividade de trabalho remoto
Para avaliar a produtividade do trabalho remoto, foram pesquisadas 715 empresas, que representam mais de 3 milhões de funcionários nos EUA. Analisamos mais de 800.000 respostas e medimos a produtividade usando declarações de pesquisas que examinaram o grau em que:

  • As pessoas estão dispostas a dar mais para fazer o trabalho
  • As pessoas se adaptam rapidamente às mudanças necessárias para o sucesso de sua empresa

A porcentagem de positivos captura a porcentagem de pessoas que responderam “frequentemente verdadeiro” ou “quase sempre verdadeiro” a ambas as afirmações.

Trabalhar em casa aumenta a produtividade?

A produtividade dos funcionários foi medida de março a agosto de 2020 – os primeiros seis meses de pedidos para ficar em casa – e comparamos com o mesmo período de seis meses em 2019. Os resultados mostraram que a produtividade havia melhorado durante o trabalho em casa (ver gráfico).

Com a eliminação dos deslocamentos diários e das longas reuniões presenciais, os funcionários provavelmente descobriram que eram capazes de fazer mais. No entanto, o maior impacto na produtividade do trabalho remoto veio dos mesmos fatores que influenciam a produtividade pessoal: cultura e liderança da empresa. 

Como a cultura da empresa influencia a produtividade do trabalho remoto

No estudo de produtividade, executamos uma análise de comentários das respostas da pesquisa de funcionários à pergunta aberta: “Há algo único ou incomum nesta empresa que a torna um ótimo lugar para se trabalhar?”

Curiosamente, a frase mais comum entre as pessoas que experimentam alta produtividade mudou com o tempo. Em março-maio, a frase mais comum era “almoços servidos em casa”, indicando o poder das vantagens para aumentar o bem-estar e a produtividade dos funcionários.

No entanto, de junho a agosto, a frase mais comum era “amor genuíno”. Exemplos desses comentários incluem:

  • “Somos genuinamente amados aqui!”
  • “Nunca fui tão genuinamente amado e cuidado por um local de trabalho. Eu realmente me sinto conectado aos meus colegas de trabalho e eles são uma das melhores partes do meu dia. ”
  • “Eles são acolhedores e abertos. Todos com quem converso realmente amam estar aqui todos os dias, e isso torna as coisas difíceis mais fáceis! ”

De setembro a dezembro, “clima positivo” foi a frase mais usada pelos colaboradores para descrever o que torna sua empresa um ótimo lugar para se trabalhar.

Embora as vantagens possam ter aumentado a produtividade dos funcionários durante os primeiros meses de trabalho em casa, foi o companheirismo e a cultura positiva que influenciaram a produtividade a longo prazo.

“O companheirismo é como uma arma secreta. Quando os funcionários experimentam o nexo de um ótimo trabalho, uma missão poderosa e valores compartilhados, a produtividade dispara ”, explicou Julian Lute, consultor estratégico da Great Place to Work®.

“Os funcionários em grandes locais de trabalho acreditam que seus colegas os veem como pessoas inteiras, com família, hobbies e paixões que eles trazem para o trabalho todos os dias. Quando os relacionamentos são fortes, os funcionários se sentem energizados e trazem suas habilidades para a mesa para colaborar nas metas organizacionais. ”

Em tempos de incerteza, uma liderança forte é a chave para manter a produtividade e o bem-estar dos funcionários

Outras frases exclusivas entre os funcionários que trabalharam produtivamente em casa foram sobre liderança:

  • “Liderança excelente” e “liderança excepcional” de março a maio
  • “Liderança incrível”, “liderança cultural” e “liderança entende” de junho a agosto
  • “Liderança incrível” e “liderança honesta” de setembro a dezembro

Esses comentários revelam quanto impacto a liderança pode ter na produtividade dos funcionários. E em meio à pandemia e todas as suas incertezas, o poder de uma grande liderança estava em plena exibição.

“Quando os tempos são difíceis, os líderes têm a maior oportunidade de construir confiança. Sua capacidade de navegar pelas complexidades do negócio, comunicar-se com eficácia e atrair pessoas é mais visível ”, disse Julian.

“A comunicação consistente e o apoio às pessoas na mudança dos arranjos de trabalho, ao mesmo tempo em que cuidamos dos clientes, é um ato de equilíbrio. Mas os líderes vulneráveis ajudam os funcionários a vivenciar o local de trabalho como um suporte e cuidadoso. ”

Por que uma liderança ruim mata a produtividade do trabalho remoto

Apesar do aumento inicial, a produtividade caiu no verão, diminuindo acentuadamente de maio a agosto em 11 pontos percentuais (ver gráfico).

No entanto, em setembro, a produtividade começou a aumentar ligeiramente, subindo para 80% em dezembro de 2020, de seu ponto mais baixo de 76% em agosto.

Os funcionários que tiveram alguma queda no verão podem ter tido uma primavera de “produtividade tóxica” – uma compulsão doentia para o trabalho, talvez por medo de demissão ou perda de equilíbrio trabalho / vida em meio ao bloqueio. E a produtividade tóxica quase sempre vem de cima.

Entre junho e agosto – os meses menos produtivos – o comentário “Contrate líderes” foi mais repetido por funcionários improdutivos em perguntas da pesquisa sobre o que poderia melhorar o local de trabalho.

Por exemplo:

  • “Contrate líderes que NÃO tenham o melhor desempenho – eles não são líderes, eles têm desempenho. Existe uma diferença. Precisamos começar a contratar líderes e pessoas que possam treinar e motivar ”
  • “Precisamos contratar líderes com experiência. Devemos escolher a experiência em vez dos amigos a qualquer dia, mas isso nem sempre acontece. ”
  • “Contrate líderes em toda a empresa com mais espinha dorsal, que estejam dispostos a defender os funcionários e pagar às pessoas o que vale seu tempo, não apenas o mínimo.”
  • “Treine e contrate líderes, não chefes.”
  • “Os funcionários esperam que seus líderes liderem, tomem decisões e apoiem seu trabalho”, disse Julian.
  • “Os líderes que não priorizam a confiança contribuem para a incerteza, a comunicação inconsistente e a falta de colaboração em tempos difíceis. As pessoas esperam que seus líderes sejam guias e os ajudem a compreender o ambiente de negócios mais amplo. ”

Protegendo os funcionários do desgaste do trabalho

The Best Workplaces™ viu um retorno a níveis saudáveis de produtividade em dezembro. Essas empresas mantiveram o controle sobre as necessidades de seus funcionários com pesquisas de pulso durante toda a pandemia, dando-lhes uma visão sobre como preservar o bem-estar dos funcionários.

“Depois de sustentar uma produtividade maior do que o normal, todos nós tivemos que encontrar um‘ normal ’que fosse sustentável”, explicou Laurie Minott, consultora estratégica sênior e parceira do Great Place to Work®.

“Os locais de trabalho de apoio estavam reconhecendo isso na época do declínio e reduzindo o autocuidado, o equilíbrio e o apoio para os pais com filhos em casa.”

A produtividade do trabalho presencial e remoto é influenciada pelos mesmos fatores-chave: liderança e cultura empresarial saudável e solidária. Os locais de trabalho que são fortes em ambos podem ter alta produtividade dos funcionários, não importa onde suas mesas estejam.

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